A revista MLS Psychology Research nasceu como uma publicação semestral com o objetivo de publicar artigos originais de pesquisa e revisão tanto em áreas básicas quanto aplicadas e metodológicas que representam uma contribuição para o progresso de qualquer campo da psicologia científica como objetivo principal. Os artigos incluídos nesta revista são publicados em espanhol, português e inglês. A vocação internacional desta revista torna-a adequada para difundir o conhecimento de diferentes ambientes socioculturais.

A partir desta página, você pode acessar os índices de todas as edições da MLS Psychology Research, os resumos dos artigos e os textos completos. Além disso, na seção “Sobre a revista” é possível encontrar todas as informações sobre nossa revista, sua equipe editorial, sistema de publicação e submissões on-line.

El bilingüismo puede proporcionar numerosos beneficios cognitivos, pero los niños con trastorno del espectro autista (TEA) pueden tener dificultades en el uso del lenguaje debido a la afectación de áreas cerebrales específicas. Sin embargo, algunos niños con TEA tienen menor afectación del lenguaje y cognición, lo que significa que podrían beneficiarse del bilingüismo. Este estudio pretende evaluar si niños bilingües con TEA tienen mejorías cognitivas específicas en comparación con niños monolingües con TEA y niños bilingües con desarrollo típico, para validar o no la hipótesis principal y proponer un enfoque de investigación sobre el uso del bilingüismo en esta población.

El artículo presenta una investigación centrada en el desarrollo de un dispositivo de análisis grupal denominado 'La Máquina de Hacer Hablar', diseñado para abordar los temores y angustias experimentados por los estudiantes de formación docente durante sus prácticas profesionales. Este dispositivo tiene como objetivo principal mejorar la retención y el desempeño de los estudiantes al proporcionar un espacio seguro y estructurado donde puedan reflexionar sobre sus preocupaciones y encontrar soluciones creativas. A través de actividades grupales, se espera que los participantes desarrollen habilidades de comunicación, fortalezcan su confianza y adquieran competencias para enfrentar los desafíos de su formación docente.

Introdução: Para a implementação da educação inclusiva, é fundamental a disponibilidade dos professores em efetuar adaptações pessoais, organizacionais e académicas nas suas salas de aulas, disponibilidade essa que é influenciada pelas suas atitudes face à educação inclusiva. Não existem ainda muitos estudos quantitativos acerca das atitudes dos professores portugueses perante a educação inclusiva. O objetivo deste estudo é o de analisar as atitudes dos professores portugueses em relação à educação inclusiva, bem como o efeito de características demográficas e profissionais sobre essas mesmas atitudes. Metodologia: Foi proposto um estudo quantitativo, com um desenho não experimental, descritivo e correlacional, com recurso à aplicação de um questionário demográfico e da escala MATIES (Multidimensional Attitudes toward Inclusive Education Scale). A amostra foi formada por 437 professores do ensino básico e secundário de Portugal. Resultados: Os resultados mostram que os professores têm uma atitude geral positiva em relação à educação inclusiva. Não foi identificada influência das variáveis de género, idade ou tipo de professor na atitude dos professores perante a educação inclusiva. Discussão: Os professores da amostra demonstram um bom nível de confiança na sua capacidade para trabalhar no âmbito da educação, mas relatam carência de formação específica nesta área. São discutidas as implicações destas evidências no campo teórico e prático, bem como as limitações do uso de escalas de avaliação de atitudes para a educação inclusiva.