Os dias actuais vive-se um dinamismo nas organizações, propiciando mudanças no contexto organizacional das empresas que contribui na valorização do seu pessoal, através da motivação. Com o propósito de analisar os factores inibidores da motivação nos agentes da Polícia da República de Moçambique, foi estudada no Comando Provincial de Manica, Cidade de Chimoio, através da identificação do tipo de motivação presente nos agentes, a descrição das estratégias implementadas pela direcção na motivação dos mesmos e o exame dos factores que contribuem nessa motivação. Para o alcance desses objectivos foi usada a pesquisa bibliográfica para o levantamento de informações relevantes ao estudo e de campo com auxílio de observação e inquérito por questionário aos agentes das diferentes direcções, departamentos e sectores do Comando Provincial e os dados foram seleccionados e codificados na planilha Excel 2016 e processados no pacote estatístico SPSS versão 13.0 na extensão Analyse Descriptive – Statistics frequencies para a criação de gráficos e tabelas. Os resultados apontam para a existência nos agentes as motivações intrínseca e extrínseca, movidas pela divulgação dos seus direitos e deveres, a existência e divulgação do plano de promoção e progressão, bem como a promoção de encontros e festas de confraternização, apesar das mesmas terem um custo aos participantes. Tendo concluído que o factor trabalho policial mal remunerado é crucial para a motivação nos agentes uma vez que o valor de variância apos o teste Turkey ter sido maior que 5.9. E, o estudo recomenda para a verificação da influência dos recursos materiais e meios físicos no cumprimento das metas estabelecidas.
Júnior, A. (2016). As dimensões da motivação numa organização policial, [Tese de Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Policiais]. ISCPSI.
Chiavenato, I. (2009). Iniciação à Administração Geral. [3ª Ed.]. Editora Manole.
________. (2009). Gestão de Pessoas. São Paulo.
Dalfovo, L. (2008). Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. São Paulo.
Gil, A. (2001). Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. [1ª Ed.]. Atlas.
Madureira, M. (1990). Introdução à gestão. Dom Quixote.
Montserrat, X. (2004). Como motivar – dinâmicas para o sucesso. Edições ASA.
Pina, M., Rejo, A., Campos, R., Cunha, C., & Neves, P. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão. [7ª Ed.]. Editora RH.
Sousa, O. & Anjos, A. (2015). Estratégias motivacionais das empresas para com os seus colaboradores na cidade de picos. Piauí.
Vieira, M. (2006). Motivação profissional e expectativas de liderança dos docentes. [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Aveiro.
Vries, M. (1993). A inveja, a grande esquecida dos factores de motivação em gestão. In: Chantlat, J. O indivíduo nas organizações – dimensões esquecidas. [2ª Ed.]. Atlas.
Zimpeck, B. (1999). Administração de Salários. Atlas.
2025-04-13
Nova versão do OJS