O presente artigo, procura apresentar a avaliação feita pelos mestrandos à disciplina (módulo) de Gestão Pública ministrada no mestrado em Administração Pública na Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Gurué, na província da Zambézia em Moçambique. O Objectivo deste é perceber como a disciplina foi ministrada, que aspectos positivos podem ser mantidos e os que devem ser melhorados olhando para o processo de prestação de contas. Dada a situação pandémica de COVID-19 que assola o mundo e Moçambique em particular o módulo foi lecionado virtualmente, com recurso a plataforma Microsoft team e com apoio da plataforma Moodle. Para a efectivação do estudo,recorreu-se a abordagem quantitativa, para a recolha de dados recorreu-se a um questionário , elaborado e disponibilizado através do Google forms. Participaram do estudo os mestrandos do curso em alusão, no total de total de 14. Os resultados apontam que avaliação feita é positiva.No entanto, aspectos como: o tempo (duração do módulo), alfabetização digital dos mestrandos, fraca internet e pouca cultura de leitura de alguns estudantes impactaram negativamente em alguns aspectos.
Caldas, M.A. P. (2014). Práticas de avaliação de Desempenho Docente e a aprendizagem dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Portucalense.
Fernandes, D. (2008). Avaliação do Desempenho Docente: Desafios, Problemas e oportunidades. Alfragide. Texto Editora.
Hadji, C. (1994). A avaliação, regras do jogo. Porto Editora.
Hair JR., J. F., Anderson, R.E., Tatham. R.L., & Black, W.C. (2005). Análise multivariada de dados (5. ed). Bookman.
Marteleto, R. M. (2009). Conhecimentos e conhecedores: apontamentos sobre a ciência, os pesquisadores e seu papel social. In R.M. Marteleto & E. N. Stotz (Org.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. Editora FIOCRUZ.
Nobre, P.R. B. (2015). Avaliação das aprendizagens no ensino secundário: conpceções, práticas e usos. [Tese de doutoramento]. Universidade de Coimbra.
Santo, E.E. & Santos, F.M.G. (2010). Avaliação de Desempenho Docente: Um Estudo de Caso Numa Instituição de Ensino Superior Privado em Salvador – Bahia, Brasil. In X Coloquio Internacional sobre Gestion de Universitaria en America der Sul. https://www.dge.mec.pt
Scriven, M. (1994). Evaluation as a discipline. Studies in Educational Evaluation, 20,147-166.
Souza, S. E. (2007). O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In I Encontro de Pesquisa em Educaçao, Iv Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infancia e Praticas Educativas”. https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3849/2734.
Vergara, S. C. (2008). Projectos e Relatórios de Pesquisa em Administração (3. ed.).
2025-04-12
Nueva versión OJS