MLS Pedagogy, Culture and Innovation (MLSPCI) é uma revista de carácter internacional que admite todo o tipo de trabalhos, sejam de reflexão, teóricos, investigação educativa, experiências didáticas, revisões sistemáticas ou meta-análises, vinculados a temáticas de qualquer etapa educativa, sociedade, família e aspetos culturais da sociedade diversa e cambiante.
Dirige-se a estudantes, docentes e investigadores e profissionais relacionados com a pedagogia e a cultura que realizem ações inovadoras em âmbitos diversos como escola, comunidades e universidade. Também têm cabimento educadores sociais e comunitários.
Publica os trabalhos nos idiomas castelhano, português e inglês, e edita-se totalmente no último idioma, mantendo também uma edição no idioma original do manuscrito.
A sua estrutura organizativa compõe-se de académicos e investigadores, principais conhecedores das temáticas e estudos mais atuais na educação, a cultura e a sociedade.
Os manuscritos remetidos a MLS Pedagogy, Culture and Innovation submetem-se ao procedimento de avaliação por pares (double-blind peer review). Em primeira instância, o artigo é recebido pela Equipa Editorial, que valora a sua adequação aos objetivos da revista e a sua adaptação às normas de estilo da mesma.
Superada esta primeira fase, o editor atribui de forma anónima o artigo a dois revisores externos especializados na temática do mesmo, que terão em conta os seguintes critérios:
Em caso de discrepância entre os revisores, envia-se o manuscrito a um terceiro. Em todo o caso, tanto a aceitação como a rejeição baseiam-se em decisões motivadas, de acordo com o exposto nos relatórios dos revisores.
O tempo de espera aproximado para a pré-estimação do trabalho é de 15 dias (rejeição sem revisão ou, em seu defeito, início do processo de revisão por pares cegos), sendo a média do processo de revisão completo entre dois e quatro meses (entre envio e decisão editorial), podendo incrementar-se em função do tipo de modificações sugeridas pelos revisores. Os autores receberão informação sobre a aceitação, modificação ou rejeição do artigo. Nestas duas últimas possibilidades, enviam-se mediante correio eletrónico os motivos razoáveis da decisão editorial. Esta, pode ser:
Os artigos aceites são publicados habitualmente no número em preparação ou, em última instância, no seguinte. De todo este processo terão cumprida informação os autores.
A revista publica-se semestralmente (junho e dezembro).
Esta revista não cobra aos autores nenhum custo pela submissão nem pelo processamento dos artigos.
MLS Pedagogy, Culture and Innovation oferece à comunidade científica todos os seus conteúdos em acesso livre sob o princípio de favorecer a difusão de resultados da investigação, o debate e o intercâmbio de dados a nível global promovendo a ciência aberta. Todos os seus artigos estão sob a licença Creative Commons e contam com o Digital Object Identifier (DOI).
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação com a obra simultaneamente licenciada sob uma licença de atribuição de Creative Commons que permite a outros partilhar o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho com uso não comercial e a menção da publicação inicial nesta revista.
Se se utilizou inteligência artificial (IA) em alguma fase da investigação, deverá constar expressamente no artigo, indicando ao mesmo tempo em que partes do mesmo se produziu o seu uso e que objetivos se pretenderam alcançar. Pretende-se assim conseguir uma maior clareza no uso desta potente tecnologia. A equipa editorial tomará a decisão sobre a aceitação do manuscrito uma vez realizadas as comprovações oportunas.
MLS Pedagogy, Culture and Innovation promove boas práticas relativamente às publicações e garante um compromisso ético a favor dos autores, revisores e editores.
Esta revista acolhe-se ao código ético do Comité de Ética de Publicações (COPE) para garantir as boas práticas em publicações científicas.
A seguir, apresentam-se as diretrizes a seguir e os direitos que os autores têm em relação aos trabalhos entregues:
De acordo com a legislação vigente em matéria de proteção de dados de carácter pessoal, o Regulamento (UE) 3016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 relativo à proteção das pessoas físicas no que respeita ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação destes dados (em diante RGPD), Lei Orgânica 15/1999, de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Carácter Pessoal (em diante LOPD), e o Real Decreto 1730/3007, de 21 de dezembro, pelo que se aprova o Regulamento de desenvolvimento da LOPD (RDLOPD), comunica-se que MLS Pedagogy, Culture and Innovation tratará os dados recolhidos dos utilizadores e utilizadoras registados nesta revista para a gestão, edição e difusão de artigos científicos e de revistas científicas revistas por pessoas especialistas. Para isso, recolhe-se a informação necessária para a comunicação com as pessoas implicadas na autoria, o processo editorial e a edição de conteúdo, assim como para poder manter informados quem está registado como leitores. No marco dos tratamentos mencionados, os dados não se cederão a terceiras pessoas, salvo obrigação legal de o fazer.
A revista MLS Pedagogy, Culture and Innovation anima a que os artigos se redijam respeitando uma linguagem inclusiva como se recomenda no Informe da Real Academia Espanhola sobre a linguagem inclusiva e questões conexas.
A revista mantém informados os leitores cada vez que se publica um novo número ou existe uma versão em imprensa do mesmo. De igual forma, os autores têm conhecimento em tempo real do estado do manuscrito submetido a valoração e, de igual forma, são conhecedores do momento em que se aceita e se publica o mesmo.
Uma vez que o artigo tenha sido publicado, o autor poderá descarregar-se do seu espaço de utilizador registado, na faixa lateral esquerda, o certificado que ateste dita publicação, preenchendo os campos que se solicitam.
Multi-Lingual Scientific Journals está fundada pelas seguintes entidades:
Gostaríamos de agradecer o apoio às seguintes instituições:
2025-04-12
Actualización (OJS)