Desarrollo de un sistema de gestión y control de la calidad de los aceites lubricantes para automóviles aplicable al contexto angoleño


Resumen

O tema nos remete a evidenciar a importância de analisar o panorama de gestão de qualidade, no programa de monitoramento e seus efeitos na qualidade os diferentes tipos de óleos lubrificantes automotivos distribuídos e comercializados em Angola. Tendo em conta que Angola não se produz estudos regulares sobre a avaliação da qualidade dos produtos petrolíferos no geral e em particular dos óleos lubrificantes automotivos. Logo é peculiar analisar a gestão da qualidade visto que os óleos lubrificantes representam uma classe de produtos petrolífero de utilidade muito relevante. Atendendo que em Angola, tem um mercado preenchido deste produto, com diversas marcas e players frutos da dependência à 90 % de importações e tem se registado muitos inconvenientes no seu processos de comercialização e vendas. Portanto é apresentado neste trabalho uma proposta de um programa de monitoramento dos óleos lubrificantes automotivos a fim de garantir que o produto tenha qualidade. Apresenta-se também o sistema como modelo de exemplo, que poderá ser estendido também para o monitoramento e gestão da qualidade das outras classes de óleos Lubrificantes e combustíveis.


##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Cómo citar

Morais, P., & Kurtz, D. (2021). Desarrollo de un sistema de gestión y control de la calidad de los aceites lubricantes para automóviles aplicable al contexto angoleño. Project Design and Management, 3(2). https://doi.org/10.35992/pdm.v3i2.720


Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Estadísticas


Biografía del autor/a

Diego Jacob Kurtz, Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Consultor de Novos Negócios e Gestão de Projetos e Investigador de Desenvolvimento de Negócios e Gestão de Projectos no Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), Consultor Externo na Área de Empresas e Orientação de Teses e Dissertações na área Empresarial na Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).


Citas

Berssaneti, F., & Bouer, G. (2013). Qualidade: Conceitos e aplicações - Em produtos, projectos e processos. Blücher.
Gândara, G. M. (2000). Óleos lubrificantes minerais: uma análise das potencialidades da reutilização. Dissertação de Mestrado , 28.

Lima, A. S., Assis, C., Raldenes, E., & Pereira, J. (2012). Boletim de monitoramento da qualidade dos combustíveis. Programa de monitoramento da qualidade dos combustíveis - PMQC. ANP.

Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás. (2018). Relatório de Vendas do 3º Trimestre. DCI.

Neto, A. A., & Gurgel, A. (2018). Refino de Petróleo e Petroquímica. Curso de Refino Petróleos e Petroquímica . Rio Grande do Norte, Brazil: Departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pinto, A., & Soares, I. (2018). Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação (2ª ed.). Sílabo.

Sampier, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. d. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). McGraw-Hill.

Senai – ES e CST. (1997). Lubrificação – Mecânica. CPM - Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção . Senai.

Szklo, A. S., Uller, V. C., & Bonfá, M. H. (2012). Fundamentos do refino de Petróleo Tecnologia e Economia (4ª ed.). Interciência.

Vilar, C. (2013). Implementação do sistema de gestão da qualidade perspectivando a integração do ambiente e da segurança. Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Empresa XYZ Portugal, Lda. Projecto Final do Mestrado em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança . Lisboa, Portugal: Instituto Superior de Educação e Ciências Escola Superior de Segurança, Tecnologia e Aviação.