A Revista Environmental Sciences and Practices propõe um enfoque baseado nas melhores práticas técnicas e áreas de pesquisa que contemplem todos os âmbitos que podem estar relacionados diretamente (água, ar, solo, resíduos, etc.) ou indiretamente (educação, economia, cultura, etc.) com o meio ambiente. Desta forma, ESAP se concebe como uma revista internacional, multidisciplinar para a publicação de trabalhos de pesquisa original e de boas práticas ambientais sustentadas cientificamente para a melhoria do meio natural, na qual terão prioridade os estudos de campo sobre os estudos de laboratório.
Principais enfoques e alcances:
Os estudos publicados na Revista Environmental Sciences and Practices são dirigidos por pesquisadores, acadêmicos e profissionais comprometidos na melhoria contínua da qualidade do meio ambiente, atendendo às necessidades e recursos propostos em um mundo globalizado e multicultural.
Environmental Sciences and Practices publica trabalhos nos idiomas espanhol, português e inglês, e é editada totalmente no último idioma, mantendo também uma edição no idioma original do manuscrito. A título de exemplo e sem caráter limitativo, serão recebidas comunicações em relação ao uso e gestão de solos, contaminação de água e ar em relação à saúde humana, gestão e controle de contaminantes no meio natural (água, ar ou solos), análise de ciclo de vida, gestão ambiental (RSC), técnicas de remediação e biorremediação, modelagem numérica de transporte de contaminantes, qualidade e gestão de ecossistemas marinhos, estuarinos e continentais, tratamento de águas residuais, revalorização de resíduos, biocombustíveis, etc.
Os manuscritos remetidos a Environmental Sciences & Practices são submetidos ao procedimento de avaliação por pares (double-blind peer review). Em primeira instância, o artigo é recebido pela Equipe Editorial, que avalia sua adequação aos objetivos da revista e sua adaptação às normas de estilo da mesma.
Superada esta primeira fase, o editor atribui de forma anônima o artigo a dois revisores externos especializados na temática do mesmo, que terão em conta os seguintes critérios:
Em caso de discrepância entre os revisores, o manuscrito é enviado a um terceiro. Em todo caso, tanto a aceitação quanto a rejeição se baseiam em decisões motivadas, de acordo com o exposto nos relatórios dos revisores.
O tempo de espera aproximado para a pré-estimativa do trabalho é de 15 dias (rejeição sem revisão ou, em sua falta, início do processo de revisão por pares cegos), sendo a média do processo de revisão completo entre dois e quatro meses (entre envio e decisão editorial), podendo aumentar em função do tipo de modificações sugeridas pelos revisores. Os autores receberão informações sobre a aceitação, modificação ou rejeição do artigo. Nessas duas últimas possibilidades, são enviados por e-mail os motivos fundamentados da decisão editorial. Esta, pode ser:
Os artigos aceitos são publicados habitualmente no número em preparação ou, em última instância, no seguinte. De todo este processo terão completa informação os autores.
A revista é publicada semestralmente (junho e dezembro).
Esta revista não cobra dos autores nenhum custo pela apresentação nem pelo processamento dos artigos.
Environmental Sciences & Practices oferece à comunidade científica todos os seus conteúdos em acesso livre sob o princípio de favorecer a difusão de resultados da pesquisa, o debate e a troca de dados a nível global promovendo a ciência aberta. Todos os seus artigos estão sob a licença Creative Commons e contam com o Digital Object Identifier (DOI).
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Os autores conservam os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com a obra simultaneamente licenciada sob uma licença de atribuição de Creative Commons que permite a outros compartilhar o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho com uso não comercial e a menção da publicação inicial nesta revista.
Se a inteligência artificial (IA) tiver sido utilizada em qualquer fase da investigação, esse facto deve ser explicitamente referido no artigo, indicando em que partes do artigo foi utilizada e quais os resultados que se pretendia alcançar . O objetivo é proporcionar maior clareza na utilização desta poderosa tecnologia. A equipa editorial de tomará a decisão sobre a aceitação do manuscrito após a realização das verificações adequadas .
Environmental Sciences & Practices promove boas práticas com respeito às publicações e garante um compromisso ético a favor dos autores, revisores e editores.
Esta revista adere ao código ético do Comitê de Ética de Publicações (COPE) para garantir as boas práticas em publicações científicas.
A seguir, apresentam-se as diretrizes a seguir e os direitos que os autores têm em relação aos trabalhos entregues:
De acordo com a legislação vigente em matéria de proteção de dados de caráter pessoal, o Regulamento (UE) 3016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 relativo à proteção das pessoas físicas no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (doravante RGPD), Lei Orgânica 15/1999, de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Caráter Pessoal (doravante LOPD), e o Real Decreto 1730/3007, de 21 de dezembro, pelo qual se aprova o Regulamento de desenvolvimento da LOPD (RDLOPD), comunica-se que a Environmental Sciences & Practices tratará os dados coletados dos usuários e usuárias registrados nesta revista para a gestão, edição e difusão de artigos científicos e de revistas científicas revisadas por pessoas especialistas. Para isso, são coletadas as informações necessárias para a comunicação com as pessoas envolvidas na autoria, no processo editorial e na edição de conteúdo, bem como para manter informados aqueles que estão registrados como leitores. No âmbito dos tratamentos mencionados, os dados não serão cedidos a terceiros, salvo obrigação legal de fazê-lo.
A revista MLS Educational Research incentiva que os artigos sejam redigidos respeitando uma linguagem inclusiva, como recomendado no Relatório da Real Academia Espanhola sobre a linguagem inclusiva e questões conexas.
A revista mantém informados os leitores sempre que um novo número é publicado ou existe uma versão em imprensa do mesmo. Da mesma forma, os autores têm conhecimento em tempo real do estado do manuscrito submetido à avaliação e, da mesma forma, são informados do momento em que é aceito e publicado.
Uma vez que o artigo foi publicado, o autor poderá baixar de seu espaço de usuário registrado, na faixa lateral esquerda, o certificado que ateste essa publicação, preenchendo os campos solicitados.
Multi-Lingual Scientific Journals é fundada pelas seguintes entidades:
Gostaríamos de agradecer o apoio das seguintes instituições:
2025-04-12
Actualización (OJS)