O principal objetivo da MLS Educational Research (MLSER) é divulgar trabalhos inéditos relacionados com a prática educativa, inovação pedagógica e investigação em geral, desde que sigam critérios metodológicos claros de acordo com a natureza dos factos objetivos do estudo. Também aceita artigos de revisão ou com componente metodológica marcada.
Os estudos publicados na MLS Educational Research destinam-se a investigadores e profissionais interessados em estudar e melhorar a qualidade educativa nos diferentes contextos onde se desenvolve, adotando uma perspetiva de mudança e inovação.
Desde a sua criação, a revista tem um caráter marcadamente ibero-americano e internacional, podendo ser utilizada para publicação em qualquer país de origem, desde que cumpram as diferentes fases da investigação com rigor metodológico. Constitui, portanto, um meio de difusão do conhecimento derivado de diferentes ambientes socioculturais.
A MLS Educational Research publica trabalhos em castelhano, português e inglês, sendo editada totalmente neste último idioma, mantendo também uma edição no idioma original do manuscrito.
A sua estrutura organizativa é composta por académicos e investigadores, principais conhecedores das temáticas e estudos mais atuais na educação e sociedade.
Os manuscritos submetidos à MLS Educational Research são submetidos ao procedimento de avaliação por pares (revisão por pares duplamente anónima). Numa primeira instância, o artigo é recebido pela Equipa Editorial, que avalia a sua adequação aos objetivos da revista e a sua adaptação às normas de estilo da mesma.
Superada esta primeira fase, o editor atribui de forma anónima o artigo a dois revisores externos especializados na temática do mesmo, que terão em conta os seguintes critérios:
Em caso de discrepância entre os revisores, o manuscrito é enviado a um terceiro. Em qualquer caso, tanto a aceitação como a rejeição baseiam-se em decisões fundamentadas, de acordo com o exposto nos relatórios dos revisores.
O tempo de espera aproximado para a pré-estimação do trabalho é de 15 dias (rejeição sem revisão ou, em alternativa, início do processo de revisão por pares duplamente anónima), sendo a média do processo de revisão completo entre dois e quatro meses (entre submissão e decisão editorial), podendo aumentar em função do tipo de modificações sugeridas pelos revisores. Os autores receberão informação sobre a aceitação, modificação ou rejeição do artigo. Nestas duas últimas possibilidades, são enviados por correio eletrónico os motivos fundamentados da decisão editorial. Esta pode ser:
Os artigos aceites são publicados habitualmente no número em preparação ou, em última instância, no seguinte. Todo este processo será devidamente comunicado aos autores.
Solicita-se aos revisores no formulário de avaliação que tenham em conta o critério de uso de linguagem inclusiva.
A revista é publicada semestralmente (junho e dezembro).
Esta revista não cobra aos autores quaisquer custos pela submissão ou processamento dos artigos.
A MLS Educational Research oferece à comunidade científica todos os seus conteúdos em acesso livre, sob o princípio de favorecer a difusão de resultados de investigação, o debate e a troca de dados a nível global, promovendo a ciência aberta. Todos os seus artigos estão sob a licença Creative Commons e contam com o Digital Object Identifier (DOI).
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob uma licença de atribuição da Creative Commons que permite a outros partilhar o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo, com uso não comercial e menção da publicação inicial nesta revista.
Se a inteligência artificial (IA) tiver sido utilizada em qualquer fase da investigação, esse facto deve ser explicitamente referido no artigo, indicando em que partes do artigo foi utilizada e quais os resultados que se pretendia alcançar . O objetivo é proporcionar maior clareza na utilização desta poderosa tecnologia. A equipa editorial de tomará a decisão sobre a aceitação do manuscrito após a realização das verificações adequadas .
A MLS Educational Research promove boas práticas no que diz respeito às publicações e garante um compromisso ético a favor dos autores, revisores e editores.
Esta revista segue o código ético do Committee on Publication Ethics (COPE) para garantir boas práticas em publicações científicas.
De seguida, apresentam-se as diretrizes a seguir e os direitos que os autores têm em relação aos trabalhos submetidos:
Para garantir a integridade académica na publicação, os manuscritos serão analisados pela ferramenta antiplágio Turnitin ao receber os manuscritos e quando estes são aceites provisoriamente para publicação, após o processo de revisão por pares. Atualmente já está disponível a deteção de escrita com IA da Turnitin.
Nos casos em que seja detetado plágio ou autoplágio, a MLSER seguirá as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
O plágio ou autoplágio é motivo automático de rejeição de um trabalho. Apenas são publicados trabalhos inéditos e originais que garantam um verdadeiro progresso nos resultados apresentados e que aportem dados relevantes e interessantes para a comunidade científica.
Os manuscritos submetidos à revista em que participem pessoas terão em conta e aceitado os princípios estabelecidos na Declaração de Helsínquia. Quando se trate de estudos que envolvam experimentação animal ou ensaios clínicos (pacientes, material de pacientes ou dados médicos), será necessária a aprovação do Comité de Ética correspondente à entidade ou instituição onde se realize o mesmo, que assuma a responsabilidade na investigação, seja animal ou humana. Se não tiver sido obtida, deverá
justificar-se de forma inequívoca o motivo e o cumprimento dos critérios propostos na Declaração de Helsínquia. Do mesmo modo, terão de mostrar a declaração de que as experiências
se desenvolveram com o consentimento informado prévio de cada um dos participantes. Estes aspetos deverão ser mencionados no artigo.
Os estudos que envolvam a participação de sujeitos humanos deverão manter o anonimato dos mesmos, com especial proteção aos casos de populações vulneráveis, como menores de idade ou pessoas com deficiência. Em todo o caso, deverão contar com o consentimento informado dos pais ou tutores legais.
As autorias são responsáveis por garantir o direito à privacidade das pessoas, protegendo a sua identidade tanto na redação do artigo como nas imagens, anonimizando a informação para garantir a proteção de dados de carácter pessoal. Por este motivo, é necessário eliminar qualquer identificador que possa revelar a identidade.
Nos casos em que se deseje incluir informações de tipo pessoal ou imagens de terceiros ou nas quais apareçam pessoas, terá de ser anexado ao manuscrito o documento de consentimento.
Em conformidade com a legislação vigente em matéria de proteção de dados de carácter pessoal, o Regulamento (UE) 3016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (doravante RGPD), a Lei Orgânica 15/1999, de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Carácter Pessoal (doravante LOPD), e o Real Decreto 1730/3007, de 21 de dezembro, que aprova o Regulamento de desenvolvimento da LOPD (RDLOPD), informa-se que a MLS Educational Research tratará os dados recolhidos dos utilizadores registados nesta revista para a gestão, edição e difusão de artigos científicos e de revistas científicas revistas por peritos. Para tal, recolhe-se a informação necessária para a comunicação com as pessoas envolvidas na autoria, no processo editorial e na edição de conteúdo, assim como para manter informados aqueles que estão registados como leitores. No âmbito dos tratamentos mencionados, os dados não serão cedidos a terceiros, salvo obrigação legal de o fazer.
A revista MLS Educational Research incentiva a que os artigos sejam redigidos respeitando uma linguagem inclusiva, conforme recomendado no Informe da Real Academia Espanhola sobre linguagem inclusiva e questões conexas.
A revista mantém os leitores informados sempre que é publicado um novo número ou existe uma versão em pré-impressão do mesmo. Do mesmo modo, os autores têm conhecimento em tempo real do estado do manuscrito submetido a avaliação e, igualmente, ficam a saber o momento em que este é aceite e publicado.
Uma vez publicado o artigo, o autor poderá descarregar, a partir do seu espaço de utilizador registado, na barra lateral esquerda, o certificado que comprova essa publicação, preenchendo os campos solicitados.
A MLSER está comprometida com a preservação, restauro e recuperação dos seus conteúdos a longo prazo. Por este motivo, estabeleceu uma política de preservação dos seus arquivos digitais que inclui as seguintes medidas: Cópias de segurança - Verificações periódicas da integridade dos ficheiros. Manutenção atualizada da plataforma OJS.
MULTI-LINGUAL SCIENTIFIC JOURNALS S.L com NIF número B-39852470, inscrita no Registo Mercantil de Santander Tomo 1163, Folio 91, Secção 8, Folha S 31989 em 11/08/17 e com sede social em Isabel Torres 21-23 CP:39001 da cidade de Santander.
Direitos e deveres da Equipa Editorial:
Em caso de discrepância entre os revisores, o manuscrito é enviado a um terceiro. Em qualquer caso, tanto a aceitação como a rejeição baseiam-se em decisões fundamentadas, de acordo com o exposto nos relatórios dos revisores.
O tempo de espera aproximado para a pré-estimação do trabalho é de 15 dias (rejeição sem revisão ou, em alternativa, início do processo de revisão por pares duplamente anónima), sendo a média do processo de revisão completo entre dois e quatro meses (entre submissão e decisão editorial), podendo aumentar em função do tipo de modificações sugeridas pelos revisores. Os autores receberão informação sobre a aceitação, modificação ou rejeição do artigo. Nestas duas últimas possibilidades, são enviados por correio eletrónico os motivos fundamentados da decisão editorial. Esta pode ser:
Os artigos aceites são publicados habitualmente no número em preparação ou, em última instância, no seguinte. Todo este processo será devidamente comunicado aos autores.
Encarrega-se da coordenação e representação da revista e das relações dentro da Equipa Editorial. Recebe em primeira instância todos os artigos que chegam à revista. É quem mantém o contacto com outras instituições. Vela pela qualidade científica da revista. Ocupa-se de estar em contacto com a equipa técnica que mantém a plataforma OJS e com os responsáveis pela difusão dos números publicados na revista.
Responsável pela receção dos originais e pela sua gestão ao longo do processo de avaliação e publicação; comunicação com editores associados, autores e restante Equipa Editorial. Dá recibo aos autores de todos os trabalhos recebidos e verifica o cumprimento do manuscrito com as normas da revista. Ocupa-se do acompanhamento do processo editorial completo dos números da revista: preparação e entrega de originais, processo de maquetização, envio de provas aos autores e comunicação com os mesmos na última fase do processo. Encarrega-se da inclusão em bases de dados nacionais e internacionais e da sua avaliação para a obtenção de selos de qualidade, para o que contará com a ajuda dos restantes membros do Conselho de Redação. Colabora com o Diretor na difusão da revista, nas relações institucionais, intercâmbios, indexação e quaisquer outras tarefas que redundem na melhoria da qualidade e reconhecimento da revista.
Organiza o processo de revisão dos originais recebidos pela Secretária, para que se decida quais os trabalhos que são submetidos a avaliação e quais são devolvidos, uma vez verificado o cumprimento dos requisitos da revista. Encarrgar-se-á de enviar aos avaliadores os originais juntamente com um documento de instruções e um modelo de avaliação. Uma vez aprovada a publicação do artigo, elimina todo o sistema de anonimato e realiza uma versão limpa do manuscrito e encarrega-se da comunicação fundamentada da decisão aos autores. Comunica à Secretária a aceitação do artigo.
É integrado por profissionais e investigadores de reconhecido prestígio e solidez de instituições espanholas e estrangeiras, sem vinculação institucional com a revista. Concede rigor à revista ao marcar a política editorial e difundi-la entre o seu círculo de académicos. Colabora pontualmente nos processos de avaliação e auditoria. São escolhidos em função dos vínculos estabelecidos por autores e colaboradores da revista.
A Multi-Lingual Scientific Journals é fundada pelas seguintes entidades:
A MLS Educational Research foi concebida por Antonio Pantoja Vallejo no ano de 2017 e iniciou a sua edição nesse mesmo ano.
Gostaríamos de agradecer o apoio às seguintes instituições:
2025-04-12
Nueva versión OJS