Motivación para aprender de los alumnos del último año de la educación secundaria de Mavila, Mozambique


Resumen

A presente pesquisa debruça-se sobre a motivação que é fundamental na influencia da melhor aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo é analisar a motivação para aprendizagem dos alunos do IIº Ciclo na Escola Secundária de Mavila, Moçambique. Trata-se de uma pesquisa mista; descrita; de estudo de campo e transversal, com uma amostra de 145 alunos da 12ª classe. Como variáveis temos VI: motivação, VD: melhor aprendizagem; Os instrumentos de medição e técnicas: analise documental; observação participante, EMA de Neves e Boruchovitch (2007) e entrevista, quanto aos procedimentos, de frisar que os dados foram colectados de forma colectiva na sala de aulas a partir da aplicação da EMA de Neves e Boruchovitch (2007). Análise estatística feita pelo programa SPSS versão 23 para Mac OS, possibilitou a análise descritiva, factorial e inferencial. A análise factorial foi possível a partir do Teste de Esfericidade de Bartlett e o Teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), o Teste de Esferecidade de Bartlett evidenciou uma correlação entre os itens e a medida de adequação de amostra demostrada pelo índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) foi de 0,772; a variância total explica da EMA foi de 29,380 e o alfa de Cronbach de 0,853 para n=145; as correlações demonstraram uma relação significativa entre as altas notas com a motivação intrínseca e profissão do encarregado de educação, e não com sexo e idade dos alunos. Do estudo conclui-se que a EMA foi adequada para aferir a motivação e influência na melhor aprendizagem, comprovando a hipótese levantada.


Palavras-chave: Educação; intervenção psicopedagógica; Factores motivacionais; Melhor Aprendizagem; Motivação.


##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Cómo citar

mbanguine, j. (2023). Motivación para aprender de los alumnos del último año de la educación secundaria de Mavila, Mozambique. LS nclusion and ociety ournal, 3(1). https://doi.org/10.56047/mlsisj.v3i1.2095


Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Estadísticas


Citas

Bandura, A. (1977). Auto-eficácia em direcção a uma teoria unificadora da mudança comportamental. Psycological Review, 84, 191-215.

Boruchovitch, E. (2008). Escala de Avaliação da Motivação para aprender de alunos universitários (EMA-U): Propriedades Psicométricas. Revista Avaliação Psicológica, 7(2), 127-134.

Cabrera, A. & La Nasa, S. (2002).Sobre os métodos de ensino na Universidade e seus factos. Novas Perspectivas Sobre a Universidade. Editora Eduntref.

Cardoso, A., Fróis, A. & Fachada, O. (1993). Rumos da Psicologia (6ª ed.). Edições Rumo, Lda.

Castiano, J. P. & Ngoenha, S. E. (2013). Longa Marcha duma «Educação para Todos » em Moçambique (3ª ed.). Publifix.
Chiavenato, I. (2005). Gestão de Pessoas: O Novo Papel de Recursos Humanos. Campus.

Gardner, H. (1993). Inteligências múltiplas. Paidós.

Goleman, D. (2006). Emoções que afligem e emoções que nutrem: o impacto sobre a saúde. Porto Editora.

Martins, L. (2007). Como Influenciar e Motivar Pessoas. Universo dos Livros.

Maslow, A. (1968). O Homem auto-realizado. Kairós.

Morino Jr, R. (2005). A Religião do cérebro: as novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. Editora Gente.

Muhache, C. F. (2015). Influência do Poder Político no Processo Educacional em Moçambique, 1975-2002. Editora Unisave.

Neves, E. R. & Boruchovitch, E. (2007). Escala de Avaliação da Motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 406-413.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico (2a Ed.). Feevale.

Salvari, FC & Dias, CMSB. (2006). Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica, Estudos de Psicologia. Porto Editora.

Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, P. B. (2014). Metodologia de Investigação (6a ed.). McGraw-Hill/Interamweicana Editores, S.A.

Torre, S. de la & Moraes, C. (2006). Investigue a criatividade sob o pensamento complexo. In Torre, S. de la & Violant, V. (Ed.), Compreender e avaliar a criatividade. Como pesquisar e avaliar a criatividade (pp. 33-72). Edições Aljibe.

Universidade Eduardo Mondlane (2017). Índices de analfabetismo continuam preocupantes em Moçambique. https://www.uem.mz/index.php/noticias-recentes/902-indices-de-analfabetismo-continuam-preocupantes-em-mocambique.