A MLS Sport Research (MLSSR) é uma revista científica que tem como objetivo publicar artigos originais de investigação e de revisão tanto em áreas básicas como aplicadas e metodológicas que representem uma contribuição para o progresso no âmbito das Ciências da Atividade Física e do Desporto.
Os estudos publicados devem cumprir com as diferentes fases da investigação com rigor metodológico. A MLS Sport Research atenderá a diferentes âmbitos dentro da atividade física e do desporto: saúde, educação física, prevenção e readaptação de lesões, socorrismo, novas tecnologias, fisiologia, nutrição, psicologia, direção e gestão, treino e rendimento desportivo.
A revista implementa uma política de acesso aberto que incrementa a visibilidade, a difusão e o impacto da produção científica.
A revista publica os seus artigos de forma bianual em inglês, castelhano e português que estejam realizados com rigor metodológico e que representem uma contribuição para o progresso de qualquer âmbito das Ciências da Atividade Física e do Desporto.
Os manuscritos enviados à MLS Sport Research são submetidos ao procedimento de avaliação por pares (double-blind peer review). Numa primeira instância, o artigo é recebido pela Equipa Editorial, que avalia a sua adequação aos objetivos da revista e a sua adaptação às normas de estilo da mesma.
Superada esta primeira fase, o editor atribui de forma anónima o artigo a dois revisores externos especializados na temática do mesmo, que terão em conta os seguintes critérios:
Em caso de discrepância entre os revisores, o manuscrito é enviado a um terceiro. Em qualquer caso, tanto a aceitação como a rejeição baseiam-se em decisões fundamentadas, de acordo com o exposto nos relatórios dos revisores.
O tempo de espera aproximado para a pré-avaliação do trabalho é de 15 dias (rejeição sem revisão ou, em alternativa, início do processo de revisão por pares cegos), sendo a média do processo de revisão completo entre dois e quatro meses (entre envio e decisão editorial), podendo incrementar-se em função do tipo de modificações sugeridas pelos revisores. Os autores receberão informação sobre a aceitação, modificação ou rejeição do artigo. Nestas duas últimas possibilidades, são enviados por correio eletrónico os motivos fundamentados da decisão editorial. Esta pode ser:
Os artigos aceites são publicados habitualmente no número em preparação ou, em última instância, no seguinte. De todo este processo os autores terão informação completa.
A revista publica-se semestralmente (junho e dezembro).
Esta revista não cobra aos autores qualquer custo pela submissão ou processamento dos artigos.
A MLS Sport Research oferece à comunidade científica todos os seus conteúdos em acesso livre sob o princípio de favorecer a difusão de resultados da investigação, o debate e o intercâmbio de dados a nível global. Todos os seus artigos estão sob a licença Creative Commons e contam com o Digital Object Identifier (DOI).
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Os autores mantêm os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação com a obra simultaneamente licenciada sob uma licença de atribuição de Creative Commons que permite a outros partilhar o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho com uso não comercial e a menção da publicação inicial nesta revista.
Se foi utilizada inteligência artificial (IA) em alguma fase da investigação, deverá constar expressamente no artigo, indicando em que partes do mesmo se produziu o seu uso e que objetivos se pretenderam alcançar. Pretende-se assim conseguir uma maior clareza no uso desta poderosa tecnologia. A equipa editorial tomará a decisão sobre a aceitação do manuscrito após realizar as verificações oportunas.
A MLS Sport Research promove boas práticas no que diz respeito às publicações e garante um compromisso ético a favor dos autores, revisores e editores.
Esta revista adere ao código ético do Comité de Ética de Publicações (COPE) para garantir as boas práticas em publicações científicas.
De seguida, apresentam-se as diretrizes a seguir e os direitos que os autores têm em relação aos trabalhos entregues:
De acordo com a legislação vigente em matéria de proteção de dados de carácter pessoal, o Regulamento (UE) 3016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (doravante RGPD), Lei Orgânica 15/1999, de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Carácter Pessoal (doravante LOPD), e o Real Decreto 1730/3007, de 21 de dezembro, pelo qual se aprova o Regulamento de desenvolvimento da LOPD (RDLOPD), comunica-se que a MLS Sport Research tratará os dados recolhidos dos utilizadores e utilizadoras registados nesta revista para a gestão, edição e difusão de artigos científicos e de revistas científicas revistas por peritos. Para tal, recolhe-se a informação necessária para a comunicação com as pessoas envolvidas na autoria, o processo editorial e a edição de conteúdo, assim como para poder manter informados os que estão registados como leitores. No âmbito dos tratamentos mencionados, os dados não serão cedidos a terceiros, salvo obrigação legal de o fazer.
A revista mantém informados os leitores sempre que se publica um novo número ou existe uma versão em pré-impressão do mesmo. Da mesma forma, os autores têm conhecimento em tempo real do estado do manuscrito submetido a avaliação e, igualmente, são informados do momento em que é aceite e publicado.
Uma vez que o artigo tenha sido publicado, o autor poderá descarregar do seu espaço de utilizador registado, na faixa lateral esquerda, o certificado que comprove dita publicação, preenchendo os campos solicitados.
As Multi-Lingual Scientific Journals estão fundadas pelas seguintes entidades:
Gostaríamos de agradecer o apoio às seguintes instituições: